Como eram os colégios na época da ditadura militar?

28 de nov. de 2017




Hey, hey! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Algo que se não todos pelo menos a maioria já estudou, foi a Ditadura Militar, também conhecido por Regime Militar. Essa época foi uma fase complicada do Brasil, onde deixa marcas até hoje em nosso país. Na minha matéria de história, minha professora passou um tema para cada grupo sobre a época da ditadura. Eu, fiquei com os colégios, e achei tão interessante pesquisar sobre isso que até trouxe aqui para o blog, já que precisamos entender o que aconteceu no passado para que não soframos no futuro.

A arquitetura dos prédios era simples, com janelas enormes. Os quadros eram do tipo quadro negro, e boa parte das mesas eram de duas pessoas. Os móveis eram simples, a maioria de madeira.


No ano de 1967, o regime adotou um novo programa para melhorar a situação dos brasileiros que não sabiam escrever. Esse programa foi o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização). A intenção do MOBRAL era alfabetizar os jovens e adultos que haviam passado do chamado período escolar na época (mais de 18 anos). O boletim era feito todo mês, e era somado as seguintes notas: média, comportamento, aplicação e comparecimento, e dividiam por 4. O boletim ele era um tipo de documento, parecido com a carteira de trabalho, onde ali dentro juntavam todas as notas para depois entregar.


Disciplinas que discutiam questões sociais e despertavam o pensamento crítico, como a sociologia e a filosofia, foram excluídas do currículo escolar em todo o país na época da ditadura. No lugar delas, outras matérias que garantiam a "ordem e o progresso" foram incorporadas. Dessa maneira, a educação brasileira passou por fortes mudanças. Por exemplo, OSPB é a sigla de uma das matérias que passaram a ser estudadas durante o regime, "Organização Social e Política Brasileira". Vale lembrar que ditadura militar não afetou apenas a educação fundamental, o ensino superior também sofreu com várias alterações. Para começar, as universidades foram afastadas dos centros urbanos, para evitar aglomerações.

Na questão de uniformes, as garotas vestiam camisetas de botões, saias, meias e sapatos pretos. Os garotos vestiam camisas, gravatas, calças longas e sapatos pretos. Nas aulas de educação física vestiam camisetas com mangas curtas, short's, tênis e meias até a canela.


Já em questão dos horários, a educação física era separada. Primeiro meninas, depois meninos. Os alunos do ensino fundamental estudavam apenas um período. Os do ensino médio estudavam em um período os conteúdos obrigatórios, e no outro faziam cursos técnicos.

E aí, o que acharam do post? Gostaria de saber se gostam desse tipo de conteúdo, pois assim eu posso trazer várias curiosidades sobre outros fatos históricos, como por exemplo como eram os colégios na época nazista. Enfim, espero que tenham gostado! Até o próximo post!

6 comentários :

  1. Adorei muito esse post!! Estar numa faculdade de licenciatura me deu uma nova perspectiva sobre o processo de educação e tudo mais e outra coisa muito interessante sobre o ensino nessa época é que na verdade ele foi adaptado do método de Paulo Freire (que foi exilado por ser "comunista"), que conseguia alfabetizar adultos num período de 45 dias, mas claro que Freire nem ao menos recebeu os créditos.

    http://assunto-infinito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, realmente é extremamente importante falar sobre isso. Já ouvi muito falar de Freire, já que minha mãe estuda pedagogia e ela sempre faz trabalhos sobre ele!
      - Polly

      Excluir
  2. Ah que post legal, amei conhecer :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Polly! Já estudei sobre a ditadura também mas não sabia sobre as escolas. Tanta coisa de madeira né? Já pensou se desse cupim? Acho esses assuntos maneiros porque você se aprofunda mais na época, seria interessante.

    Snack Cheese Fomos para Marte 👽 ~☆v i s i t e - n o s☆

    ResponderExcluir



 
Design e programação: Letícia Persi | Todos os direitos reservados - Copyright © 2017-2018 | VOLTAR AO TOPO